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Baile Perfumado |
A decisão de iniciarmos o Projeto Cinema e História com filmes sobre a História do Brasil partiu de dois motivos fundamentais: o primeiro, por nos possibilitar abordar uma variedade de contextos dentro de um mesmo espaço físico, fornecendo assim um maior leque de escolhas para os professores e escolas interessados, e ao mesmo tempo traçando um limite, para que as discussões e escolhas não se perdessem. O segundo motivo que nos fez escolher este tema foi a tentativa de valorizar e divulgar o cinema nacional, utilizando-o tanto como objeto quanto como ponte para a análise da sociedade brasileira.
A partir da escolha do tema, partimos para a seleção das películas, seguindo a proposta de abordarmos um período tão abrangente. Para tanto, optamos por tratar dos “temas clássicos” da nossa História, dividindo-a, para tanto, em uma “tradicional” demarcação cronológica. Apesar de tentarmos dar atenção para todas as épocas e para os ditos “temas clássicos”, nos deparamos com empecilhos, tais como quantidade de produções sobre determinados temas, preocupações com a estética e aceitação pelos alunos, assim como as próprias limitações de tempo das exibições. Dessa forma, optamos por películas que julgamos capazes de abrirem análises e discussões mais relevantes. Foram elas:
. Caramuru (Colonização Brasileira)
. Carlota Joaquina (vinda da Corte para o Brasil)
. Mauá (Império Brasileiro).
[Justamente essas películas não tiveram exibições, por falta de demanda das escolas. Não temos elementos suficientes para compreender se foi uma coincidência ou se há um motivo para tal].
. Baile Perfumado (Cangaço)
. Quanto vale ou é por quilo? (Escravidão e desigualdade social atual)
. Zuzu Angel (Ditadura Militar)
. Peões (Movimento Operário das décadas de 1970 e 1980)
. Caramuru (Colonização Brasileira)
. Carlota Joaquina (vinda da Corte para o Brasil)
. Mauá (Império Brasileiro).
[Justamente essas películas não tiveram exibições, por falta de demanda das escolas. Não temos elementos suficientes para compreender se foi uma coincidência ou se há um motivo para tal].
. Baile Perfumado (Cangaço)
. Quanto vale ou é por quilo? (Escravidão e desigualdade social atual)
. Zuzu Angel (Ditadura Militar)
. Peões (Movimento Operário das décadas de 1970 e 1980)
. Trecho de Cabra Marcado para morrer e filmes propagandísticos produzidos pelo Ipes (Instituto de Pesquisa e Estudos Socias). (Convulsões sociais e mobilizações sócio-culturais no período pré-ditadura Militar) – Para abordar o tenso período do governo João Goulart que antecedeu o golpe civil-militar de 1964 escolhemos trabalhar com duas fontes contemporâneas que tinham visões e objetivos fundamentalmente diferentes sobre a conjuntura em que foram produzidas. Enquanto “Cabra... ” iniciou-se como uma produção patrocinada pelo CPC (Centro de Cultura Popular), que visava educar e esclarecer o povo quanto ao que a esquerda acreditava ser uma vida de exploração, os curtos filmes produzidos pelo Ipes tinham o mesmo público alvo, contudo tentavam passar a mensagem de progresso através da iniciativa capitalista. O objetivo das exibições, portanto, era tentar incitar uma discussão mais aprofundada tanto sobre o período abordado quanto sobre a própria definição de “história” e “verdade”, ao apresentarmos mais de uma visão sobre um mesmo período.
Leiam em um próximo post sobre nossas impressões e conclusões sobre esta primeira experiência. E não se esqueçam de comentar!
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